sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tangram

Tangram

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
in Wikipédia




domingo, 10 de abril de 2011

Feliz Páscoa

Encerramento do 2º Período - Manhã Desportiva

Para terminar da melhor forma o 2º Período de aulas, a EB1/JI de Góios organizou, em colaboração com os professores das AEC`s, um conjunto de actividades desportivas e lúdicas que preencheram a fantástica manhã de sexta-feira, sempre em movimento. Os alunos organizaram-se em equipas, cada uma com elementos dos quatro anos de escolaridade, que passaram pelos vários jogos, onde somavam pontos.
Mais do que apurar vencedores, o que mais importou foi a participação de todas as crianças, em espírito de convívio e união.

Parabéns a todos!


Medidas de área

Estamos a conhecer as medidas de área e a aprender a trabalhar com elas...
Para melhor ter a noção do que é a área, construimos o metro quadrado, a partir do decímetro quadrado e ficamos a saber que...

1 m2 = 100 dm2 = 10 000 cm2

1 dm2 = 100 cm2


Área de Projecto - "Plantas da nossa escola"

Ao longo do 2º Período, na área curricular não disciplinar de Área de Projecto, resolvemos conhecer melhor as plantas existentes no recinto da nossa escola. Para melhor conhecer as plantas, contámos com a preciosa ajuda do Dr. Carlos,  biólogo (cientista que estuda os seres vivos).  É claro que não foi possível estudar todas as plantas que observámos, por isso optámos apenas por aquelas que nos chamaram mais a atenção. Fizemos pesquisas, especialmente na internet, onde encontrámos imensa informação, que tivemos que seleccionar cuidadosamente.
No final elaborámos um painel com o resultado do nosso trabalho, "Plantas da nossa escola".


"Plantas da nossa escola".