sexta-feira, 24 de junho de 2011

Boas Férias!

Boas Férias!

Actividades de Educação Ambiental

Para terminar da melhor forma o ano lectivo, em conformidade com o tema do nosso projecto “A Natureza e a Biodiversidade”, dedicámos um dia a actividades de educação ambiental.
Realizámos uma caminhada na freguesia de Antas, junto às verdejantes margens do Rio Neiva, do Grilo até ao Minante, onde tivemos a oportunidade de apreciar as magníficas paisagens envolventes. O nosso piquenique foi realizado no Campo da Cividade, onde a Associação de Defesa do Ambiente Rio Neiva realiza diversas actividades de educação ambiental. Fizemos plantações e visitamos a azenha do Arroio, com a preciosa ajuda da Profª Augusta, como já é habitual, e do Prof. Almeida.
Foi um dia em cheio!


Visita de Estudo ao Zoo Quinta de Stº Inácio

No dia 16 de Junho realizámos uma visita de estudo ao Zoo Quinta de Stº Inácio, em Avintes (Vila Nova de Gaia). Foi um dia passado em contacto com os animais e a Natureza, que muito nos alegrou.
Aqui ficam algumas fotos:

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Visita de Estudo à ETA de Areias de Vilar

Visita de Estudo à ETA de Areias de Vilar

A nossa turma realizou uma visita de estudo à ETA de Areias de Vilar, no concelho de Barcelos. A nossa visita foi orientada pela Engenheira Diana, que nos explicou todo o funcionamento da ETA - Estação de Tratamento de Água. O primeiro local visitado foi a Sala de Comando, onde se faz o controle de todo o processo de captação e tratamento da água. Vimos os locais onde se desenvolvem as diversas fases: a captação da água no Rio Cávado, a decantação (separação das partículas em suspensão), a filtração (filtragem de pequenas partículas sólidas), desinfecção (adição de cloro), até estar pronta para ser conduzida às nossas casas e ser consumida.
Conhecemos também o Laboratório, onde se faz as análises à água, antes de ser distribuída para a rede pública.
A água vai abastecer vários concelhos do norte do país: Barcelos, Esposende, Viana do Castelo, Famalicão, Santo Tirso, Póvoa de Varzim…
Recebemos um folheto informativo, para nos ajudar a preservar e poupar este bem essencial – A ÁGUA.








quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança

Sabias que, como criança, tens direitos?
Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança".
Esta declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que podes fazer e ao que as pessoas responsáveis por ti devem fazer para que sejas feliz, saudável e te sintas seguro.

(É claro que tu também tens responsabilidades para com as outras crianças e para com os adultos para que também eles gozem dos seus direitos.)




Vamos conhecer os 10 princípios (direitos)
  • Princípio 1º
    Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
  • Princípio 2º
    Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
  • Princípio 3º
    Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
  • Princípio 4º
    As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
  • Princípio 5º
    Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
  • Princípio 6º
    Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
  • Princípio 7º
    Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
    E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
  • Princípio 8º
    Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
  • Princípio 9º
    Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
    Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
  • Princípio 10º
    A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.



Para saberes mais sobre este tema, segue este link:

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=201