quarta-feira, 8 de junho de 2011

Visita de Estudo à ETA de Areias de Vilar

Visita de Estudo à ETA de Areias de Vilar

A nossa turma realizou uma visita de estudo à ETA de Areias de Vilar, no concelho de Barcelos. A nossa visita foi orientada pela Engenheira Diana, que nos explicou todo o funcionamento da ETA - Estação de Tratamento de Água. O primeiro local visitado foi a Sala de Comando, onde se faz o controle de todo o processo de captação e tratamento da água. Vimos os locais onde se desenvolvem as diversas fases: a captação da água no Rio Cávado, a decantação (separação das partículas em suspensão), a filtração (filtragem de pequenas partículas sólidas), desinfecção (adição de cloro), até estar pronta para ser conduzida às nossas casas e ser consumida.
Conhecemos também o Laboratório, onde se faz as análises à água, antes de ser distribuída para a rede pública.
A água vai abastecer vários concelhos do norte do país: Barcelos, Esposende, Viana do Castelo, Famalicão, Santo Tirso, Póvoa de Varzim…
Recebemos um folheto informativo, para nos ajudar a preservar e poupar este bem essencial – A ÁGUA.








5 comentários:

  1. Agora fiquei a perceber melhor o percurso que a agua faz desde o rio ate as nossas casas.


    Marta Laranjeira

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei de ir à ETA de Areias de Vilar,fiquei a perceber melhor o percurso que a água faz até às nossas casas e também fiquei a saber o que a água sofre!


    Marta Sofia Curvão Martins

    ResponderEliminar
  3. Margarida Laranjeira Cardoso14 de junho de 2011 às 21:38

    Eu gostei muito de ir á ETA de Areis de Vilar!
    Eu agora já sei o percurso que a~´agua faz,é muito bonito!

    ResponderEliminar
  4. Quando fomos há ETA de Areias de Vilar fiquei maluco e adorei.

    ResponderEliminar
  5. Margarida Laranjeira Cardoso10 de agosto de 2011 às 15:12

    A ETA de Areias de Vilar e muito engraçada.
    Quando eu foi a ETA de Areias de Vilar aprendi muita coisa nova.

    ResponderEliminar